Castro, Eder AlonsoSilva, Karine Vitória Alves da2025-05-062025-05-072025-11-042025-11-042025-05-062025-05-072025-11-042025-11-04SILVA, Karine Vitória Alves da. A educação na era digital: a utilização de recursos tecnológicos no ensino de química. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1607Com a ascensão tecnológica e a expansão da internet, as mudanças nas formas de aprendizado são inevitáveis, a utilização de recursos tecnológicos em sala de aula tornou-se indispensável. Muitos professores de química buscam inovar com aplicativos, jogos e ferramentas informatizadas, uma vez que a internet se torna cada vez mais presente no nosso cotidiano. O objetivo deste trabalho é compreender a percepção dos estudantes sobre o uso de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, investigar as principais dificuldades no componente curricular de química e analisar o interesse dos discentes por aplicativos digitais como ferramentas de estudo. A pesquisa de campo foi utilizada como metodologia e a interpretação dos resultados foi elaborada a partir da revisão bibliográfica. Os resultados mostram que os discentes se interessaram pela utilização dessas ferramentas como material didático e compreendem a importância de conhecer aplicativos digitais que possam contribuir para sua vida acadêmica, tornando o ensino de química mais dinâmico e interativo, possibilitando ao estudante, o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências. Portanto há uma grande necessidade de mais pesquisas e estudos acerca desse tema, que está em constante evolução na sociedade, a fim tornar a educação mais integrada e tecnológica.porQuímica - Educação e ensinoEducação e tecnologiaRecursos Didáticos MultidisciplinaresA educação na era digital: a utilização de recursos tecnológicos no ensino de químicabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS