Costa, Sueli daMelo, Raiane Tavares Fortuna Vieira deOliveira, Wellington Rodrigo Brito2025-06-162025-06-16MELO, Raiane Tavares Fortuna Vieira de; OLIVEIRA, Wellington Rodrigo Brito. A formação continuada de professores das áreas das ciências da natureza e matemática para os anos finais do ensino fundamental: uma análise das políticas públicas na perspectiva docente. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/378O presente trabalho analisou, entre os professores de Ciências e Matemática, a percepção a respeito da implementação da política nacional de formação de professores e o impacto da formação continuada no desenvolvimento de suas atividades didático-pedagógicas. Além disso, buscou-se averiguar o interesse e participação dos professores nos cursos de formação continuada nas áreas de Ciências Naturais e Matemática ofertados no âmbito dessa política pública. Para tanto, utilizou-se questionário contendo questões acerca das percepções dos docentes na temática abordada neste artigo. Diante das respostas, percebeu-se que as políticas públicas, na percepção docente, não são efetivas e pouco notadas por eles, o que resulta em um baixo interesse e participação nos cursos de Formação Continuada do Professor. Apesar dessa pouca adesão por parte da amostra analisada e, contraditoriamente, os pesquisados consideraram a execução da política como importante e impactante em sua atuação em sala de aula.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Professores - FormaçãoEducação e EstadoCiências - Estudo e ensinoMatemática - Estudo e ensinoEnsino fundamentalA formação continuada de professores das áreas das ciências da natureza e matemática para os anos finais do ensino fundamental: uma análise das políticas públicas na perspectiva docenteContinuous training of teachers in the areas of natural sciences and mathematics for the final years of elementary education: an analysis of public policies from the teacher's perspectivebachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL