Santos, Simone PinheiroNascimento, Marinalva Barbosa do2025-06-092025-11-042025-11-042025-06-092025-11-042025-11-04https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1855Os eventos sociais se revestem de significado, no entanto, são também uma considerável fonte geradora de resíduos. O presente estudo teve como objetivo identificar e descrever as estratégias de sustentabilidade utilizadas por produtoras de eventos que realizam casamentos no Brasil. Para isso, partiu-se de um levantamento bibliográfico, o que levou a uma pesquisa qualitativa exploratória, na qual fez-se uso de questionário e entrevista, aplicados às empresas produtoras de casamento. Os resultados obtidos apontam que 53,8% das empresas participantes já atuaram na promoção de Casamentos Sustentáveis e que estas empregam estratégias de lixo zero devidamente alinhadas com o Plano Nacional de Resíduo Sólidos. Constatou-se também que a sustentabilidade ambiental é a principal motivação que leva as empresas a aderirem ao conceito lixo zero. Sendo o casamento um evento social revestido de importância e significado particular e muito especial na vida dos noivos e de seus convidados, nada deve comprometer o brilho e a originalidade do momento. Portanto, o desafio é aplicar estratégias de sustentabilidade que reduzam os impactos ambientais sem tirar o brilho e a importância desse evento.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/Sustentabilidade em eventosCasamentos sustentáveisResíduos sólidosCasamentos sustentáveisbachelor thesisCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS